<b>Família do paciente psiquiátrico: o retrato de uma ilustre desconhecida</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1679
Resumo
Este estudo aborda a análise do cotidiano domiciliar do paciente psiquiátrico e de seus familiares, por meio de visita domiciliar, constituindo uma forma de cuidado realizado pela enfermeira. Abordamos as dificuldades, as relações e as possibilidades de convivência dos pacientes e de seus familiares no domicílio. O estudo é qualitativo com enfoque na etnometodologia. A produção de dados foi por meio de observação participante e de entrevistas abertas, coletadas durante as visitas aos domicílios dos pacientes. Foi adotado o cotidiano de Michel de Certeau como referencial teórico para nortear a análise do discurso dos sujeitos. Os temas oriundos das discussões constituíram eixo para o processo reflexivo, tendo como base o entendimento dos sujeitos acerca dos tipos de relações familiares. Os dados apontam para o redimensionamento da prática de enfermagem hospitalar e refletem como o cuidado oferecido pela enfermeira na internação hospitalar tem poucas perspectivas de aproximação com os pacientes e com seus familiares.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.