<b>Comparação dos métodos de Atenuação de Energia Radiante e Titulométrico para a determinação de Etanol no sangue</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v25i2.2165
Resumo
A determinação de álcool no sangue foi avaliada através da comparação de duas técnicas analíticas, o método de atenuação de energia radiante (AER) e o método titulométrico (TIT). A sensibilidade do AER foi de 0,4g/L e por TIT de 0,1g/L. A curva padrão de etanol foi linear até 2,5g/L e 4,0g/L para os métodos AER e TIT, respectivamente. O coeficiente de variação intra-série foi de 1,5% a 3,9% e de 0,6% a 3,2%, sendo que o coeficiente de variação inter-série foi de 2,5% a 12,8% e de 0% a 3,3% para os métodos AER e TIT, respectivamente. Os testes de recuperação apresentaram os seguintes resultados, 105% para o método AER e 88% para o método TIT. Em 70 amostras estudadas, o coeficiente de correlação (r) foi de 0,9681 e o resultado do teste-t de Student foi de -1,294, demonstrando que os métodos se correlacionam bem.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.