Desenvolvimento de comprimidos de AAS 500 mg: influência do Amido 1500® na compressão direta
Resumo
O experimento teve por objetivo demonstrar a viabilidade tecnológica do desenvolvimento de comprimidos de AAS 500 mg (Ácido Acetil Salicílico), empregando processo de compressão direta (CD). O Amido 1500® foi usado como excipiente no desenvolvimento das formulações, visando investigar suas propriedades de compressibilidade, desintegração, agregação e lubrificação. Usando metodologias previstas em Farmacopéias, foram realizados ensaios tecnológicos e físico-químicos. Os resultados evidenciaram que a mistura dos pós apresentou características de fluxo e compressibilidade adequadas ao rol de excipientes para compressão direta disponíveis no mercado. A presença do Amido 1500® também interferiu no tempo de desintegração. Dentre as formulações propostas neste trabalho, a fórmula contendo 6,35% de Amido 1500® foi eleita a mais adequada por apresentar maior proximidade em relação aos produtos disponíveis no mercado brasileiroDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.