Penicilina G benzatina: características de prescrição e uso na farmácia comunitária
Resumo
A utilização dos antimicrobianos deve ser regida pelo conhecimento de princípios, que vão da composição química, características farmacocinéticas e farmacodinâmicas, efeitos adversos e dose, até vias e intervalos de administração. Desta forma, é possível estabelecer esquemas terapêuticos seguros e eficazes para a resolução do quadro infeccioso. No presente estudo foi avaliada a utilização da penicilina benzatina em farmácia comunitária de medicamentos. Os dados foram coletados através de um protocolo, o qual foi preenchido de acordo com as informações dos pacientes. Os resultados obtidos demonstram a deficiência de conhecimento dos princípios que orientam a utilização da penicilina benzatina, bem como a necessidade de reciclagem e atualização dos profissionais de saúde para o emprego racional deste antimicrobiano.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.