Aplicação do método PCR-RFLP para tipagem de HPV em infecções cervicais de pacientes atendidas no Lepac, Universidade Estadual de Maringá
Resumo
O método da Reação em Cadeia da Polimerase, associado com o Polimorfismo de Fragmentos de DNA obtidos por Enzimas de Restrição (PCR-RFLP) foi, aplicado em 20 amostras clínicas cervicais de pacientes portadoras de anormalidades colpocitológicas atendidas no Lepac, Universidade Estadual de Maringá (UEM). O DNA e o tipo de HPV foram detectados e determinados em todas as amostras analisadas. A grande maioria das amostras cervicais era portadora de tipos de HPV com alto potencial para o desenvolvimento neoplásico. O método PCR-RFLP demonstrou grande poder discriminatório, pois foi capaz de detectar o DNA e determinar o potencial para o desenvolvimento neoplásico de até quatro tipos de HPV presentes de forma concomitante em uma única amostra cervical. Os resultados obtidos demonstraram que esse método pode ser utilizado rotineiramente com alta sensibilidade e reprodutibilidade, sendo um método de escolha na triagem primária de pacientes com risco de desenvolver neoplasias cervicais, contribuindo com informações que auxiliem num possível controle dessa doença.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.