<b>Expressão de genes relacionados à função adrenocortical no estado de caquexia neoplásica</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v31i2.6759
Resumo
A glândula adrenal tem papel fundamental na resposta neuroendócrina, especialmente em situações em que há comprometimento da homeostasia. No processo de caquexia neoplásica, há prejuízo da homeostasia por alterações nutricionais e metabólicas do câncer em estágio avançado, envolvendo a resposta do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Neste trabalho, foi utilizado um modelo animal de caquexia induzida pelo tumor de Walker-256 em ratos Wistar. Os animais (n=4) foram sacrificados dez dias após a inoculação de células tumorais e a glândula adrenal foi removida. O RNA foi extraído para o estudo da expressão de genes relacionados ao controle da esteroidogênese por RT-PCR semiquantitativa. A análise dos dados demonstrou expressão significativamente reduzida dos genes MC2R (receptor tipo 2 para melacortina), 3ßHSD I (3ß-hidroxiesteroide-desidrogenase tipo I) e TSPO (proteína translocadora) em animais com caquexia neoplásica (valores de P=0,037; 0,0097 e 0,052, respectivamente), revelando falência do córtex da adrenal.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.