Análise do acompanhamento das crianças pelas equipes de saúde da família utilizando o sistema de informação da atenção básica
Resumo
O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) possibilita a organização dos dados gerados pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). Este estudo é uma pesquisa avaliativa, sobre a utilização do SIAB, e teve por objetivo analisar o reconhecimento do nascimento por meio do registro nas fichas A e C do SIAB e a cobertura do programa de puericultura pelas ESF de três Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Londrina, Estado do Paraná. A população de estudo foi constituída de nascidos vivos das áreas de atuação das unidades no primeiro semestre de 2007. Os dados foram obtidos do banco de dados do Sistema de Informações de Nascidos Vivos (SINASC), de fichas do SIAB e outros documentos das unidades. As variáveis de estudo foram a utilização das fichas A e C, prontuário e “registro alternativo”, além da inscrição no programa de puericultura. Observou-se a utilização do prontuário como a forma sistemática de registro mais utilizado nas unidades, variação da utilização da ficha A e a baixa utilização da ficha C. Concluiu-se, neste estudo, que apesar da alta cobertura do programa de puericultura, ainda há baixa utilização do SIAB, especialmente da ficha C, sendo elevada a utilização de “registros alternativos”.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.