Impacto da atenção farmacêutica no uso racional de antimicrobianos em uma unidade básica de saúde no interior do Estado de São Paulo
Resumo
O uso indiscriminado de antimicrobianos na atenção primária à saúde gera aumento na resistência bacteriana, morbidade, mortalidade e gastos com saúde decorrentes de processos infecciosos. Este trabalho teve por objetivo avaliar o impacto de um Programa de Atenção Farmacêutica no uso racional de antimicrobianos em uma Unidade Básica de Saúde no Centro-oeste de São Paulo, Brasil. Para isto foi realizada uma análise comparativa do padrão de prescrição de antimicrobianos no período de um ano antes e após a implantação do programa. Os dados obtidos demonstraram que o Programa de Atenção Farmacêutica promoveu redução do número de prescrições com antimicrobianos, do número médio de antimicrobianos por prescrição e do número de prescrições destes medicamentos para um mesmo paciente nos espaços de tempo ≤ sete dias e de oito a 30 dias. Observou-se, ainda, a diminuição da prescrição de antimicrobianos de segunda escolha e com toxidade elevada, e da ocorrência de efeitos clínicos indesejados decorrentes de interações medicamentosas clinicamente relevantes. Os resultados obtidos permitiram concluir que a implantação do Programa de Atenção Farmacêutica na Unidade Básica de Saúde “Cidinha Leite” promoveu grande melhoria no uso racional de antimicrobianos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.