<b>O papel educativo do enfermeiro psiquiátrico segundo referencial pedagógico de Paulo Freire</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v27i2.1375
Resumen
Nas instituições de ensino, a relação professor-aluno pode acontecer em situações conflitantes demandando atenção especial. Da mesma forma, o conflito pode ocorrer entre doente mental e o enfermeiro. Entendendo que o problema do doente mental não é exatamente sua doença em si, mas a relação que se tem com o doente e, também, que a postura do enfermeiro tem ligações com sua formação profissional, buscamos apreender esta prática do enfermeiro, sobretudo suas concepções educacionais, utilizando-se do método qualitativo e questionário como técnica de coleta de dados, para 6 enfermeiros de um curso de especialização em enfermagem psiquiátrica de 2003. Compreendemos que a maioria dos sujeitos se considera democrática, embora hajam sujeitos vivenciando momentos de construção dessa nova postura. Embora as instituições venham apresentando dificuldades de atender certos objetivos é imprescindível que metodologias reflexivas consigam espaço maior de consideração, a fim de que mudanças na formação propiciem transformações na prática profissionalDescargas
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