<b>A influência do método mãe-canguru na recuperação do recém-nascido em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma revisão de literatura</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v25i1.2250
Resumen
A separação da mãe e recém-nascido (RN) logo após o parto, decorrente da hospitalização, influencia na continuidade da formação do apego, podendo afetar RN e/ou sua mãe. Com isso, buscou-se, a partir do método mãe-canguru, identificar a influência deste na relação mãe-filho internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal; conhecer como ocorre a formação do apego, mediante a utilização do método, e como o apego pode influenciar no prognóstico do RN internado e na atitude da mãe frente à hospitalização foram os objetivos. A pesquisa foi de cunho bibliográfico, realizada uma revisão no período de 1983 a 2002. Procurou-se observar a eficácia do método como facilitador do apego, promovendo um melhor prognóstico do RN internado e aumento da confiança e adaptação materna diante da situação. A indissolubilidade da relação de apego entre mãe e filho é de grande importância e as intervenções de enfermagem devem visar amenizar a separação da díade, prevenindo seqüelas imediatas e futuras para os envolvidos.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.