O cuidar ribeirinho: as práticas populares de saúde em famílias da ilha Mutum, Estado do Paraná
Resumen
Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com o objetivo de conhecer algumas práticas populares de cuidado à saúde entre famílias ribeirinhas da ilha Mutum / Porto Rico, Estado do Paraná e reconhecer a importância da compreensão de seu significado cultural para o cuidado de enfermagem. Para tanto, utilizamos o método etnográfico e a técnica da observação participante para coleta dos dados, os quais ocorreram em três momentos no ano de 2000 e 2001. Fizeram parte do estudo cinco famílias moradoras da ilha Mutum. Diversos cuidados populares foram mencionados por estas famílias, entre eles podemos apontar a utilização de plantas medicinais, crença religiosa enquanto recurso de assistência à saúde, alimentação, cuidados relacionados aos riscos ambientais, entre outros. Entendemos que estas formas de expressão do cuidado não ocorrem de maneira isolada de outras práticas do cuidado, mas sim apresentam-se imbricadas na vida das pessoas, portanto precisam ser conhecidas e valorizadas pelos profissionais da saúdeDescargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.