<b>Prevalência de neurocisticercose em pacientes atendidos no setor de neurologia do Hospital Universitário Regional de Maringá, Estado do Paraná, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v29i1.111
Resumen
Com o objetivo de estimar a prevalência de neurocisticercose, livros de registro de pacientes internados e ambulatoriais atendidos no setor de neurologia do Hospital Universitário Regional de Maringá, Estado do Paraná, no período de janeiro de 2000 a junho de 2003, foram analisados. Dos 1.713 atendimentos realizados, observaram-se 13 (0,8%) pacientes com diagnóstico de neurocisticercose. Em quatro pacientes o diagnóstico foi estabelecido no período de estudo; nos demais, entre os anos de 1993 e 1999. Com relação ao sexo, a prevalência de neurocisticercose foi de 0,8% no sexo masculino e 0,7% no sexo feminino. Quanto à idade, a prevalência foi maior na faixa etária de 11 a 30 anos (1,3%) e acima dos 50 anos (1,2%). Dos municípios que tiveram casos de neurocisticercose, os de Ângulo, Marialva, Floresta e Mandaguaçu apresentaram as maiores prevalências. Manifestações epilépticas e cefaléia foram as principais queixas dos pacientes diagnosticados. A observação de um caso com a forma ativa e um com a forma transicional, entre os quatro diagnosticados no período analisado, indica que a infecção continua ativa em nosso meio, merecendo das autoridades sanitárias constante vigilância.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.