Aptidão física relacionada à saúde de adolescentes estagiários da Universidade Estadual de Maringá

  • Ricardo Henrique Bim UEM
  • Nelson Nardo Junior UEM

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar o nível de aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de adolescentes estagiários da Universidade Estadual de Maringá. Caracterizou-se como um estudo descritivo correlacional. A amostra foi constituída por 92 sujeitos (63 meninos e 29 meninas), com idades entre 16 e 17 anos. Como instrumentos de medida, utilizou-se questionário para estimar o nível de atividades físicas habituais (NAFH), testes físicos e medidas antropométricas para medir a AFRS. Entre a amostra, 48% desenvolviam um bom NAFH, 87% apresentaram índice de massa corporal adequado à saúde, 52% bom nível de gordura corporal e 67% boa resistência muscular. Entretanto, somente 35% demonstraram boa flexibilidade e apenas 14% apresentaram boa resistência cardiorrespiratória. As correlações entre os componentes avaliados comprovaram a importância da prática regular de atividade física para a saúde, pois quanto maior o nível de atividades físicas habituais da amostra melhor a resistência cardiorrespiratória

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Biografía del autor/a

Ricardo Henrique Bim, UEM
Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá com especialização em Morfofisiologia aplicada ao exercício. Atualmente é professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Maringá. Atua como técnico administrativo da Universidade Estadual de Maringá na Coordenadoria de Desportos e Recreação e é árbitro da Confederação Brasileira de Atletismo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Organização Esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental, atletismo e basquetebol Currículo Lattes
Publicado
2008-03-26
Cómo citar
Bim, R. H., & Nardo Junior, N. (2008). Aptidão física relacionada à saúde de adolescentes estagiários da Universidade Estadual de Maringá. Acta Scientiarum. Health Sciences, 27(1), 77-85. https://doi.org/10.4025/actascihealthsci.v27i1.1448
Sección
Educação Física

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