Aptidão física relacionada à saúde de adolescentes estagiários da Universidade Estadual de Maringá
Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar o nível de aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de adolescentes estagiários da Universidade Estadual de Maringá. Caracterizou-se como um estudo descritivo correlacional. A amostra foi constituída por 92 sujeitos (63 meninos e 29 meninas), com idades entre 16 e 17 anos. Como instrumentos de medida, utilizou-se questionário para estimar o nível de atividades físicas habituais (NAFH), testes físicos e medidas antropométricas para medir a AFRS. Entre a amostra, 48% desenvolviam um bom NAFH, 87% apresentaram índice de massa corporal adequado à saúde, 52% bom nível de gordura corporal e 67% boa resistência muscular. Entretanto, somente 35% demonstraram boa flexibilidade e apenas 14% apresentaram boa resistência cardiorrespiratória. As correlações entre os componentes avaliados comprovaram a importância da prática regular de atividade física para a saúde, pois quanto maior o nível de atividades físicas habituais da amostra melhor a resistência cardiorrespiratóriaDescargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.