Morfologia da artéria cerebelar superior do macaco prego (<em>Cebus apella</em> L., 1766): divisões e anastomoses
Resumen
Dando continuidade a estudos já existentes na área de mapeamento da vascularização cerebral do Cebus apella e considerando a semelhança desse animal com outros primatas descritos, inclusive os humanos, estudou-se a morfologia das artérias cerebelares superiores, que destinam a irrigar a superfície superior do cerebelo. 57 hemisférios cerebelares foram injetados com látex corado e fixados em solução de formol a 10%, dissecados sob mesoscopia de luz com microdissecações. As artérias cerebelares superiores são simétricas em 84,21% e assimétricas em 7,01%, ramificam-se em 4 ramos: sendo 1 para o mesencéfalo e 3 troncos principais para a superfície superior do cerebelo e regiões anterior dessa superfície. Estas artérias terminam na fissura póstero-superior ou pós-semilunar após emitir vários ramos colaterais de hierarquia decrescente de calibreDescargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.