Estudo morfológico da anastomose esôfago-esofágica cervical com adesivo de fibrina, em cães
Resumen
O objetivo deste trabalho foi estudar os efeitos da associação do adesivo cirúrgico de fibrina à técnica operatória da invaginação submucosa. Quarenta e oito cães foram alocados em três grupos e foram avaliados no sétimo e décimo quarto dias de pós-operatório. Foram analisados: a evolução ponderal, o índice de estenose, a incidência de deiscências e fístulas, a presença de secreções na tela subcutânea, a presença de líquido intersticial, matriz protéica, celularidade, fibroblastos, fibras de colágeno e a concentração de hidroxiprolina. O índice de estenose foi menor para os animais do grupo I no sétimo dia de observação em comparação com os outros dois grupos. A incidência de fístulas foi significante no grupo II aos sete dias de observação, assim como a presença de deiscências aos sete dias nos grupos II e III e aos quatorze dias nos grupos II e III. A anastomose por invaginação submucosa-mucosa com vedação com adesivo de fibrina apresentou piores resultados que a anastomose convencional de doze pontos circunferênciasDescargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.