Freqüência dos antígenos HLA- A e HLA- B em populações das regiões de Curitiba e Norte/Noroeste do Estado do Paraná
Résumé
Os antígenos HLA- A e B são glicoproteínas de superfície celular, expressos em todas as células nucleadas e responsáveis pela apresentação dos antígenos aos linfócitos T durante o desenvolvimento da resposta imune. Estes antígenos são codificados pelos genes do sistema HLA, o qual caracteriza-se por ser o sistema humano com maior polimorfismo. As especificidades HLA variam entre os diferentes grupos populacionais e étnicos. A população brasileira é decorrente de grande mistura racial. Neste trabalho, as freqüências fenotípicas, gênicas e haplotípicas das especificidades HLA- A e B foram determinadas em indivíduos brancos, saudáveis e não relacionados, das regiões de Curitiba e Norte/Noroeste do Estado do Paraná, e comparações entre a distribuição das especificidades em ambos os grupos foram realizadas. As tipificações HLA foram realizadas pela técnica de microlinfocitotoxicidade. As freqüências HLA foram características do grupo étnico caucasóide, porém miscigenação maior foi observada na população da região norte/noroesteTéléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.