Quantitative morphological analysis of the myenteric neurons of the ileum in rats under experimental desnutrition
Resumen
O objetivo desse trabalho foi verificar os efeitos da desnutrição protéica sobre a morfologia, a morfometria e a densidade dos neurônios do plexo mientérico. Foi utilizado o íleo de 10 ratos. Para este estudo, cinco ratos com 90 dias receberam, durante 120 dias, ração hipoprotéica (grupo desnutrido) e 5 ratos (grupo de controle) receberam ração com teor protéico normal. Segmentos do íleo foram coletados e submetidos à elaboração de preparados de membrana, corados por Giemsa (Barbosa, 1978), e, para tratamento histológico de rotina, corados por HE. Os neurônios agrupavam-se formando gânglios localizados entre os estratos circular e longitudinal da túnica muscular. Com base nos comprimentos dos maiores eixos longitudinal e transversal, os neurônios foram classificados em três grupos: pequenos (14,44 a 22,32μm), médios (22,60 a 39,40) e grandes (40,70 a 63,02). A densidade neuronal no íleo de ratos em uma área de 7,08mm² foi em média 1.482 e 2.515 neurônios, respectivamente, nos grupos de controle e desnutrido. Os dados obttidos sugerem que a desnutrição protéica não provocou alteração na densidade neuronal.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.