Prevalência da hepatite B em doadores de sangue do Núcleo de Hemoterapia de Apucarana (Hemepar), Estado do Paraná, Brasil
Resumen
Verificou-se a prevalência da hepatite B em doadores de sangue do Núcleo de Hemoterapia de Apucarana, Paraná, e do marcador anti-HBs em doadores anti-HBc positivo e HBsAg negativo. Pesquisaram-se 1.918 doadores entre maio e dezembro de l994. A pesquisa dos marcadores do vírus da hepatite B foi realizada pela técnica imunoenzimática. Observou-se soroprevalência de 0,7% para o HBsAg na população geral dos doadores, 1,2% nos primodoadores e 0,1% nos doadores antigos, sendo esta diferença estatisticamente significante (P < 0,01). Para o anti-HBc, verificou-se uma prevalência de 25,5% na população geral de doadores, 26,6% em primodoadores e 23,9% em doadores antigos, não sendo esta diferença estatisticamente significante (P=0,09). A co-positividade anti-HBc/anti-HBs foi de 84,1%. A prevalência encontrada do HBsAg indica ser esta uma área de baixa endemicidade. A alta prevalência de anti-HBc em doadores HBsAg negativo sugere o alto risco de contágio a que está submetida a população.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.