<b>Aspectos culturais no cuidado familiar à criança com desnutrição</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v31i1.4519
Resumen
Objetivou-se identificar o fator cultural que interfere no cuidado do filho desnutrido e propor ações de Educação Popular em Saúde na assistência à criança desnutrida. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida no Núcleo de Atenção Médica Integrada – NAMI, realizada no período de janeiro a julho de 2008. Participaram deste estudo oito mães e um pai, cujas idades variavam de 20 a 48 anos. A coleta de dados realizou-se mediante entrevistas semi-estruturadas e oficinas educativas, em que se utilizou análise de conteúdo de Bardin. Após organização dos resultados, foram identificadas as categorias: uma desnutrição desconhecida; oficinas educativas e saber popular; consciência do cuidado. O resultado aponta para uma nova consciência no cuidado com o filho desnutrido na cultura da comunidade. Recomendam-se intervenções de Educação Popular em Saúde adequadas para grupos culturalmente distintos. Nesta perspectiva, há de se considerar o conjunto de propostas, viabilizando e incentivando a Educação Popular, para buscar mudanças na constituição de novos sujeitos e práticas comprometidas com o rompimento das barreiras sociais, econômicas e políticas.Descargas
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