<b>Características da clientela atendida por crise hipertensiva na emergência de um hospital municipal de Fortaleza, Estado do Ceará</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v32i1.5746
Resumen
Objetivou-se descrever as características da clientela com crise hipertensiva. A pesquisa, quantitativa, descritiva e documental foi realizada em um hospital municipal de Fortaleza, Estado do Ceará em 2006. Na análise de 790 fichas de atendimento, observamos que 48,2% dos pacientes que apresentavam crise hipertensiva, encontravam-se na faixa etária de 40 a 59 anos e a maioria dos indivíduos era de casados (57,5%). Os principais sintomas encontrados foram cefaleia (35,7%) e dor precordial (12.3%) e, em 36,8% das fichas, não houve registro de sinais e sintomas. As medicações mais prescritas foram o captopril (90,6%) e furosemida (53%). Conclui-se que a crise hipertensiva acomete muitos adultos, a maioria casados e que geralmente vão à emergência para fazer avaliação clínica de algum sinal/sintoma. Ressalta-se a necessidade de se alertar os profissionais de saúde quanto à importância do registro para conhecimento e compreensão das características dessa clientela para o controle e a prevenção da crise hipertensiva.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.