<b>Resposta cutânea a alérgenos ambientais em indivíduos atendidos em serviço de pneumologia, Maringá, Estado do Paraná, Brasil</b> - doi: 10.4025/actascihealthsci.v34i1.7920
Resumen
As alergias respiratórias, comumente as rinites e a asma, vêm se tornando cada vez mais frequentes. Considerando que no Noroeste do Paraná há poucos dados referentes ao assunto, propusemos a verificar os agentes causadores de alergias respiratórias e suas intercorrências em indivíduos atendidos em serviço privado de pneumologia do município de Maringá, Paraná. Estudo tipo observacional transversal, retrospectivo, realizado de janeiro/2004 a dezembro/2005. Os participantes foram avaliados clinicamente e realizado o teste de hipersensibilidade imediata, Punctura – Prick TestR. De cada indivíduo foram anotados os seguintes dados: idade, positividade ao teste, principais alérgenos reagentes, presença ou ausência de atopia, rinite ou asma. De 396 indivíduos, 236 (59,3%) apresentaram positividade para um ou mais alérgenos, sendo que 80 (20,2%) reagiram a três antígenos, 85 (21,5%) a quatro ou mais. A reatividade dos indivíduos foi mais frequente à poeira doméstica (207), Dermatophagoides pteronyssimus (184), Dermatophagoides farinae (158) e Blomia tropicalis (95). Inclusive, poeira domiciliar, D. pteronyssimus e D. farinae ocorreram principalmente em indivíduos com moderada a severa atopia. Aproximadamente 70% dos indivíduos com idade entre seis a 20 anos apresentaram atopia. Considerando o elevado nível de atopia nos pacientes atendidos pelo serviço de pneumologia em Maringá, é imprescindível realizar programas de controle no meio ambiente, juntamente com o acompanhamento e o tratamento médico dos indivíduos atópicos.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.