<b>Estudo retrospectivo de janeiro de 1998 a maio de 2005, no Hospital Universitário de Maringá, sobre ferimentos por arma branca e arma de fogo</b> - doi: 10.4025/actascihealthsci.v29i2.1084
Résumé
O objetivo deste trabalho é determinar as características dos pacientes atendidos no Hospital Universitário de Maringá (HUM), com ferimento por arma branca (FAB) e por arma de fogo (FAF), quanto ao sexo, idade, às regiões corporais, órgãos mais atingidos, tempo de internamento, complicações e mortalidade. Após análise de uma planilha elaborada para a pesquisa, observou-se que 68% dos atendimentos foram por FAB e 32%, por FAF, sendo a maioria homens (mais de 90%), adultos jovens (2ª e 3ª década, por FAF e FAB, respectivamente). As regiões mais acometidas foram abdome e tórax. e os órgãos mais atingidos foram intestino delgado e fígado, na lesão por arma branca, e fígado e intestino delgado, no FAF. A complicação mais comum foi o choque hipovolêmico. Concluiu-se que os FAB ocorreram em maior número no sexo masculino, na terceira década de vidaTéléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.