<b>Análise da produção científica brasileira sobre intervenções de enfermagem com a família de pacientes</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v27i2.1373
Résumé
A doença de um membro da família costuma afetar todo o grupo familiar, gerando desequilíbrio e o surgimento de necessidades que exigem atendimento. Este estudo, de natureza bibliográfica, objetivou identificar e analisar publicações sobre intervenções de enfermagem com familiares de pacientes, mais especificamente internados em UTI. Foram consultados periódicos brasileiros de enfermagem, de 1994 a 2004. Dos 14 artigos estudados, apenas 3 foram relacionados a familiares de pacientes em UTI. A maioria, composta de artigo original ou relato de experiência, focalizou intervenções com familiares de pacientes hospitalizados, mas não realizou avaliação da intervenção. Das intervenções realizadas, 50% foram com grupos e 50% com atendimento individual de familiares. Os resultados indicam a necessidade de realização de mais estudos de intervenção com familiares de pacientes na perspectiva de clientes e profissionais, com avaliação de sua eficáciaTéléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.