As atividades lúdicas em unidade de hemodiálise
Resumo
Este trabalho objetivou conhecer a influência de atividades lúdicas no tratamento de pacientes com Insuficiência Renal Crônica Terminal, durante a hemodiálise. Foi utilizada uma abordagem qualitativa a partir de entrevistas semi-estruturadas. O estudo foi realizado com 16 pacientes de uma clínica de hemodiálise. Foi percebida uma categoria definida como a capacidade de as pessoas entenderem, de maneira positiva ou negativa, suas experiências. As subcategorias são: percepção positiva, considerada como todo sentimento desvelado pelo paciente por meio das atividades lúdicas como bem-estar; percepção negativa é todo sentimento de indiferença por tais atividades. Os resultados revelaram que as atividades lúdicas influenciam positivamente a vida da maioria dos pacientes, proporcionando bem-estar. Mesmo os que se mostraram indiferentes, admitiram ter gostado da experiência. Acreditamos que os resultados reforçam a necessidade de a enfermagem buscar ações mais humanizadas nas unidades de diáliseDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.