<b>Relações humanizadas na assistência às pessoas com <em>diabetes mellitus</em></b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i2.1574
Résumé
Objetivamos responder a questão: Quais as tecnologias leves mais apropriadas para o cuidado às pessoas com diabetes mellitus? O presente estudo consiste de uma análise secundária de uma investigação prévia que teve o propósito de descobrir maneiras saudáveis de lidar com condições inerentes às pessoas com diabetes mellitus. O estudo original foi desenvolvido com um grupo de onze pessoas em condições de diabetes. Esta análise secundária teve como referencial o modelo de tecnologias de Merhy et al. (1997) que as classificam como: tecnologias duras, tecnologias leve-duras e tecnologias leves. Para a análise secundária utilizamos à técnica de narrativas. Os resultados revelaram ruídos, ou seja, sinais de alerta de que algo no cotidiano dos participantes não estava de acordo com o esperado. Esses ruídos abrem possibilidades para construir um novo modelo de cuidado que terá como centralidade ações de acolhimento, de autonomia e de vínculo entre usuários e trabalhadores da saúde.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.