<b>Conhecimento das mulheres sobre o câncer cérvico-uterino</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i2.1582
Résumé
O objetivo deste estudo foi verificar o conhecimento que as mulheres têm sobre o exame preventivo do câncer cérvico-uterino, sua importância e os sentimentos delas em relação ao exame, em uma tentativa de melhor compreender a prática da prevenção. Trata-se de estudo descritivo exploratório. As mulheres demonstraram que, em relação ao exame, o medo e a vergonha são os maiores sentimentos. Em relação à importância do exame, a maioria relatou ser a prevenção e a descoberta precoce da doença o fator mais importante. Sobre o conhecimento da doença, relataram ter ouvido falar, visto na TV, mas o medo da doença e até do nome câncer é maior que a necessidade de realizar o exame.O que impede a realização do exame é o medo do resultado e a falta de tempo. Os dados permitiram concluir que é necessário aumentar a cobertura dos exames; orientar as mulheres através de campanhas e, ainda, desmistificar a técnica e os resultados dos mesmos.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.