<b>Características da doença crônica em famílias residentes na região norte do município de Maringá, Estado do Paraná: uma primeira aproximação</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1620
Résumé
O objetivo deste trabalho foi identificar algumas características de famílias de pacientes crônicos residentes na região norte do município de Maringá, Estado do Paraná, Brasil. Os dados foram coletados a partir das fichas cadastrais de famílias utilizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família. Nessa região, residiam à época da coleta de dados, 23.668 famílias e, destas, 31,1% conviviam diuturnamente com a doença crônica de um de seus membros. Os dados revelam que as doenças crônicas mais freqüentes são: a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o alcoolismo; que a maioria das famílias de doentes crônicos são do tipo nuclear (73,6%), formada por até 4 pessoas (70,6%); que o doente geralmente ocupa a posição de mãe (40%) ou pai (38%) na família; e que quase metade delas (45,1%) tem uma renda familiar de, no máximo, três salários mínimos. As características familiares dos doentes crônicos constituem informação importante para os serviços de saúde planejarem e implementarem políticas de assistência.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.