Associação de HLA-DR2 com cardiopatia crônica em uma população da região noroeste do Estado do Paraná, Brasil
Résumé
A doença de Chagas é um dos maiores problemas que afetam a saúde pública no Brasil e outros países latino americanos. No entanto, poucos trabalhos avaliaram a susceptibilidade genética a esta doença. Como genes de resposta imune estão localizados no Complexo de Histocompatibilidade HLA, decidimos estudar a associação entre os antígenos HLA e a forma cardíaca da doença de Chagas, que parece apresentar um componente auto-imune importante. Trinta e cinco pacientes e 72 controles residentes na região noroeste do estado do Paraná foram utilizados neste estudo. Métodos estatísticos clássicos foram usados para comparar as freqüências HLA entre pacientes e controles. Os dados confirmam uma associação primária com HLA-DR2 (48.4%vs12.3%; Pc=0,0011) e secundária com HLA-B7 (31.4%vs8.3%; Pc=0.033). Concluindo, uma associação positiva entre DR2 e cardiopatia chagásica crônica foi demonstrada numa população de brancos brasileiros, reforçando a hipótese do envolvimento de fatores genéticos na susceptibilidade à forma cardíaca da doença de ChagasTéléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.