A família do paciente internado em terapia intensiva: concepções do enfermeiro
Resumo
Esta é uma investigação sobre as concepções do enfermeiro em relação à família do paciente internado na unidade de terapia intensiva. A estratégia metodológica que conduziu o estudo está fundamentada na abordagem fenomenológica. Da análise dos discursos observamos que, em relação à família do paciente, o pensar dos enfermeiros configura-se nas seguintes categorias: a família experiencia medo, ansiedade e insegurança e a família é preocupada com o paciente. Em relação ao lidar com a família, os sujeitos manifestaram suas percepções emergindo as seguintes categorias: o enfermeiro percebe que é difícil lidar com a família; o enfermeiro busca colocar em prática algumas ações que a seu ver ajudariam a família; o contato com a família pode mobilizar emoções agradáveis, bem como facilitar a assistência prestada ao paciente em terapia intensiva. Ao desvelarmos os significados expressados pelos sujeitos, apreendemos que os enfermeiros percebem o sofrimento da família e, ao mesmo tempo, as próprias dificuldades em lidar com ele, o que denota ser importante repensar a relação enfermeiro-família e suas implicações na assistência ao paciente graveDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.