Hidrólise da lactose pela β-galactosidase de <em>Kluyveromyces</em> fragilis: caracterização da enzima
Résumé
A enzima β-galactosidase de Kluyveromyces fragilis foi caracterizada na forma solúvel, utilizando como substrato, lactose 5% p/v presente no leite em pó desengordurado. A enzima, diluída 50 vezes, hidrolisou a lactose em reator batelada de 50 ml de capacidade. A atividade da enzima e sua energia de ativação foram determinadas em função da temperatura e pH. A faixa de temperatura analisada foi de 20 a 55ºC e de pH de 5,5 a 8,0. A energia de ativação foi de 9,50 kcal/mol. A energia de desativação foi de 33,74 kcal/mol. Embora a enzima tenha apresentado uma atividade específica alta a 45ºC e pH 6,5 (3,312 U/mg proteína), os valores obtidos indicam que o melhor aproveitamento da atividade enzimática se dá a 40ºC ou abaixo, com um tempo de meia-vida superior a 12 horas. A energia de ativação aumentou proporcionalmente com o aumento de pH. Portanto, a energia de ativação depende diretamente do pH da solução e varia com a origem da enzima.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.