Sistema de informações sobre mortalidade: análise da qualidade dos dados para o município de Maringá, Estado do Paraná, Brasil
Resumo
A análise das estatísticas de mortalidade é tarefa tradicional na avaliação de saúde. Para conhecer a qualidade dessas informações para residentes no município de Maringá, Estado do Paraná, avaliaram-se os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Os dados de identificação do falecido são bem preenchidos, destacando-se os itens “ocupação” e “instrução”, que, de 32,9% e 35% de não preenchimento, em 1979, diminuíram para 7,7% e 9,1%, em 1995, respectivamente. O preenchimento de alguns itens de óbitos em menores de 1 ano melhoraram, mas ocupação, instrução do pai e número de filhos tidos mortos são pouco preenchidos. As causas mal definidas, causas externas de tipo ignorado, neoplasia sem especificação de localização e de natureza não especificada, também diminuíram. Conclui-se que a qualidade dessas informações, em Maringá, é boa, porém, com possibilidade de melhora. É importante que sejam criadas condições para que os órgãos de saúde responsáveis pela coleta e preenchimento das DOs possam aprimorar essa qualidade.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.