Consumo e padronização de fármacos antihipertensivos na farmácia-ensino da Universidade Estadual de Maringá (FEN-UEM)
Résumé
Com o objetivo de padronizar fármacos anti-hipertensivos na FEN-UEM, foram analisados a aquisição e o consumo desses fármacos. Os dados foram coletados a partir das notas fiscais de compra das especialidades farmacêuticas anti-hipertensivas (EAH) pela referida farmácia. O estudo foi realizado no período de primeiro de janeiro de 1990 a trinta e um de dezembro de 1994. Foram analisados a quantidade de EAH adquirida, o princípio ativo e a classe farmacológica. A FEN - UEM adquiriu 4.751 EAH nesse período. Houve aumento na aquisição de inibidores da enzima conversora de angiotensina (63,6%) e redução na de diuréticos (54,2%), bloqueadores beta-adrenérgicos (36,3%), agonistas alfa centrais (64,3%) e associações (28,2%). A aquisição de bloqueadores de canais de cálcio foi constante nesse período. Os dados sugerem que a aquisição e a dispensação desses medicamentos estão correlacionadas com a terapêutica atual, permitindo avaliar o perfil de fármacos anti-hipertensivos na Farmácia-Ensino da UEM e padronizar as EAH a serem dispensadas pelas farmácias.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.