Estudo microscópico das pontes de miocárdio sobre as veias cardíacas de suínos
Résumé
Com o objetivo de fazer um estudo, em microscópio de luz, das pontes de miocárdio sobre as veias cardíacas, utilizaram-se 5 corações de suínos de ambos os sexos. Esses corações foram fixados em formol a 10%, por um período de 10 dias, embebidos em parafina e submetidos a cortes histológicos seriados de 15 m de espessura. A seguir, os cortes foram corados pelos métodos de Azan e Weigert-van Gieson. Verificou-se que as pontes de miocárdio eram constituídas por fibras da camada superficial do miocárdio. A parede dos segmentos venosos pré-pontino, pós-pontino e pontino das veias cardíacas magna e média de suínos era delgada e possuía características semelhantes. A túnica média apresentava modificações estruturais de acordo com a localização no plano subepicárdico: fibromuscular, próxima ao ápice cardíaco, e fibroelástica, no restante do trajeto. Sob o ponto de vista morfofuncional, as pontes de miocárdio podem ser consideradas como um fator coadjuvante do retorno venoso.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.