<b>Perfil das doadoras de leite do banco de leite humano de um hospital universitário</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v31i1.891
Résumé
Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil socioeconômico das doadoras de leite do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Londrina, Estado do Paraná (BLH/HUL). Trata-se de um estudo transversal, em que foram coletados dados a partir de formulário aplicado às doadoras externas do BLH/HUL no período de junho a agosto de 2005. Constatou-se que 11% são adolescentes. Com relação à escolaridade, 41,8% possuem segundo grau completo ou superior incompleto. De acordo com a literatura, quanto maior a escolaridade das mães, mais informações elas absorvem por meio das orientações e das campanhas que são realizadas sobre aleitamento materno. Do total das doadoras, 37,4% receberam informações sobre doação de leite e sobre os serviços do BLH/HU de Londrina por intermédio dos profissionais dos serviços de saúde. O conhecimento do perfil das doadoras permitirá direcionar as informações sobre doação de leite em nível local e regional, otimizando o trabalho realizado pelo Banco de Leite Humano do HU/L.Téléchargements
- Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Regional do Norte do Paraná, da Universidade Estadual de Londrina (Português (Brasil))
- Apêndice A: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (à ser lido e assinado pelas mães doadoras de leite humano) (Português (Brasil))
- Apêndice B: Hospital Universitário de Londrina e Banco de Leite Humano: Questionário para caracterização do perfil socioeconômico das mães doadoras de leite humano do Hospital Universitário de Londrina (Português (Brasil))
- Apêndice B: Hospital Universitário de Londrina Banco de Leite Humano: Questionário para caracterização do perfil socioeconômico das mães doadoras de leite ao Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Londrina (Português (Brasil))
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.