Produção de biofilme por leveduras isoladas de cavidade bucal de usuários de prótese dentária
Resumo
Foi analisada a presença de espécies do gênero Cândida na saliva de indivíduos distribuídos em três grupos: 1) com prótese e lesão; 2) com prótese sem lesão; 3) sem prótese e sem lesão, correlacionando com a capacidade de produção de biofilme em meio Sabouraud dextrose, contendo 8% de glicose, sendo determinada por leitura em espectrofotômetro. Dos 220 pacientes foram isoladas 92 leveduras: 24 (grupo 1), 24 (grupo 2) e 44 (grupo 3). Em 70% foi isolado C. albicans e 30% C. não albicans. A produção de biofilme em maior freqüência (64%) foi encontrada entre as leveduras C. não albicans e a maior porcentagem na produção de biofilme, quanto aos grupos de pacientes, foram 75, 63 e 57% correspondendo aos grupos 1, 2 e 3, respectivamente. Esses dados sugerem que a produção de biofilme das espécies do gênero Cândida pode estar associada ao processo infeccioso destes isoladosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.