<b>Discursos de estudantes de enfermagem sobre família</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1616
Resumo
Este é um estudo descritivo com o objetivo de compreender como os estudantes de enfermagem percebem a família. A amostra foi composta de dez acadêmicos da 4ª série do curso de graduação em Enfermagem, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no município de Cascavel, Estado do Paraná, Brasil, no ano de 1999. Os dados foram obtidos por meio de um questionário, contendo perguntas sobre o que é família, quem compõe a família e como percebem a família no cuidado ao paciente. Na análise dos dados obtivemos as seguintes categorias: família como base na formação do indivíduo e da sociedade; família enquanto composição; família como elemento psicossocial; família na recuperação e tratamento e; família na informação e na orientação. Os resultados dessa investigação reforçam nossa crença a respeito da importância da família no cuidado do paciente e da relevância do conhecimento sobre como as pessoas conceituam, percebem e interagem com a família, para que possamos tornar realidade o cuidado junto à família.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.