<b>Manifestações de gênero no processo de adolescer</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v26i1.1698
Resumo
Este estudo foi realizado com o objetivo de identificar se manifestações de gênero se faziam presentes nos escritos de estudantes de uma escola particular do Estado do Rio Grande do Sul. Analisaram-se 114 respostas à pergunta “Quais as qualidades que você gostaria que seu namorado ou namorada tivesse?”. Utilizou-se uma abordagem qualitativa através da técnica Temático-freqüencial de Bardin (1977). As respostas expressaram as necessidades de adolescentes em relação à/ao companheira/o idealizada/o e foram categorizadas em psicobiológicas e psicossociais. Comparando as respostas, percebeu-se que reproduzem antigos estereótipos: enquanto as moças se mostram românticas e sonhadoras, os rapazes “corporificam” seus desejos, procurando demonstrar maior liberdade sexual. Considerando que o gênero é fruto de um processo de construção social em que muitas vezes a condição masculina é mais valorizada, torna-se fundamental que se procurem desenvolver relações de eqüidade entre os sexos. A enfermagem precisa engajar-se nessa perspectiva. Para isso, é necessário inovar o discurso e as práticas, indo além da prevenção de gravidez indesejada e de DSTs. É preciso dar espaço para adolescentes discutirem o sexoprazer, sabendo que é possível exercer a sexualidade sem temores nem sentimentos de culpa, de maneira responsável e feliz.Downloads
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