<b>Idosos vítimas de acidentes de trânsito: aspectos epidemiológicos e impacto na sua vida cotidiana</b> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v25i1.2247
Resumo
Este estudo teve como objetivos: descrever características pessoais do idoso vítima de acidente de trânsito; analisar as circunstâncias de ocorrência do acidente e suas repercussões na vida do idoso e de seus familiares. Os dados referentes às vítimas com 60 anos ou mais de idade, acidentadas em 1995, no perímetro urbano do município de Maringá, Estado do Paraná, Brasil, foram obtidos nos Boletins de Ocorrência da Polícia Militar e em entrevistas domiciliares. Observou-se que 77% das vítimas residiam no município. Entre os residentes, a letalidade foi de 11,8%. A maioria das vítimas era do sexo masculino (76%) e encontrava-se na condição de pedestre (52%). O inquérito revelou que 52% dos acidentes ocorreram perto da residência. Todas as vítimas não-fatais haviam restabelecido a sua capacidade funcional para a realização das atividades cotidianas e as mudanças mais importantes foram as psicossociais, extensivas à família. Os resultados evidenciam que os acidentes de trânsito constituem importante problema para as pessoas idosas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.