Espacialização das três principais causas de morte no município de Maringá, Estado do Paraná, em 1996
Resumen
O presente estudo foi realizado com o objetivo de conhecer a distribuição espacial das três principais causas de morte em Maringá, Estado do Paraná, em 1996. Os óbitos ocorridos nos bairros foram agrupados em cada zona fiscal correspondente. Para o cálculo dos coeficientes de mortalidade por 100.000 habitantes, foram considerados os óbitos por zona fiscal e a respectiva população. As três principais causas de morte a que se refere o estudo foram: doenças cardiovasculares, neoplasias e causas externas. Observou-se que as mortes devido às doenças cardiovasculares e neoplasias ficaram concentradas em áreas centrais da cidade e as mortes devido às causas externas ficaram concentradas em áreas intermediárias e periféricas. A distribuição espacial das três principais causas de morte em Maringá apresentou, portanto, algumas diferenças quando analisada em suas especificidades. No entanto, essas três causas são passíveis de prevenção, havendo necessidade urgente de serem priorizadas nos serviços de saúdeDescargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.