Uma proposta para avaliação da qualidade do atendimento pré-natal
Resumo
Este trabalho objetivou avaliar a qualidade do processo e do resultado do cuidado prestado às gestantes. Foram realizadas 76 entrevistas com parturientes internadas em hospitais, a partir das quais foi feita uma busca em prontuários nos Núcleos Integrados de Saúde (NIS) e clínicas privadas. Os partos normais somaram 16% e as cesáreas 84%, destas, 60% delas foram marcadas com antecedência e 7 crianças nasceram com baixo peso. Não foram localizados, nos prontuários hospitalares, registros de resultados ou de exames realizados pelas gestantes. A maioria delas (60%) realizou o atendimento pré-natal em consultórios privados e neles os registros dos procedimentos realizados pelos profissionais pouco se diferenciaram daqueles encontrados nos NIS. As mulheres estavam pouco informadas sobre métodos contraceptivos, exames preventivos, imunização antitetânica e não portavam o cartão do acompanhamento de pré-natalDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.