<strong>Avaliação do estudo nutricional de pacientes em hemodiálise</strong> - DOI: 10.4025/actascihealthsci.v30i1.4397
Resumo
Os pacientes em tratamento de hemodiálise são acometidos, frequentemente, por alterações do estado nutricional, associadas fortemente à elevada morbimortalidade nessa população. Este estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional e a adequação da dieta dos pacientes em hemodiálise. Foram estudados 31 pacientes, por meio dos prontuários de uma clínica de nefrologia de Maringá, Estado do Paraná, do período de novembro de 2005 a fevereiro de 2006. A população foi composta de 61,29% de adultos e 38,71% de idosos. O índice de massa corporal apontou que 12,9% dos pacientes apresentavam baixo peso e 32,26% excesso de peso. A ingestão média de nutrientes estava adequada em carboidratos, proteínas, ferro, fósforo e potássio; deficiente em calorias, lipídios e cálcio e excedente em água e sódio. Dessa forma, evidencia-se que o acompanhamento nutricional é uma conduta de destaque, em virtude da elevada prevalência de distúrbios nutricionais e dietéticos nessa população.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.