Prescrição de fármacos antihipertensos em unidade básica de saúde em Maringá-Paraná
Résumé
Neste estudo, realizado no Núcleo Integrado de Saúde II-Mandacaru, em Maringá-PR, foi caracterizada a prescrição de fármacos anti-hipertensivos (FAH) em uma unidade básica de saúde. A qualidade da prescrição foi avaliada através do número de princípios ativos contidos em cada medicamento prescrito e também da concordância destes com duas listas de medicamentos: a de medicamentos essenciais da Farmácia Básica Paranaense - do Estado e a da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá (SMSM). Os fármacos anti-hipertensivos prescritos encontravam-se, em sua maioria, concordantes com os selecionados nas listas da farmácia básica paranaense e da SMSM (95,3%). Houve predominância da prescrição de monoterapia 46,2% e associação de duas drogas 46,4% de FAH. Para 80,3% dos usuários de medicamentos anti-hipertensivos, o motivo da consulta ou queixa foi a necessidade do medicamento para controle da pressão arterial. A classe farmacológica de maior freqüência foi de diuréticos (48,1%), sendo que a hidroclorotiazida foi de 41,7%. A partir dos resultados encontrados em nossa pesquisa, observamos que o padrão prescritivo dos FAH aponta para uma variedade de informações e problemas referentes a sua utilização. Além disso, verificamos que a prescrição desses medicamentos neste local está de acordo com a terapêutica preconizada para o tratamento da hipertensão arterial.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.