Avaliação de óleos essenciais de plantas aromáticas com atividade inseticida em <em>Triatoma infestans</em> (Klug, 1834) (Hemiptera: Reduviidae)
Resumo
A doença de Chagas é um dos maiores problemas de saúde pública na América Latina. Neste trabalho, foi avaliada a ação inseticida de óleos essenciais de Anacardium humile Cymbopogon nardus, Ocimum basilicum e Eucalyptus urograndis em ninfas do 3° e 4° estádios de desenvolvimento de Triatoma infestans por ação tópica e pressão a vapor (fumigação). Para o teste tópico foram realizadas duas repetições cada uma com cinco ninfas de 3° e 4° estádios de desenvolvimento de T. infestans. Foi aplicado 1µL de cada concentração na região dorsal de cada indivíduo. Para o teste de fumigação foram utilizados potes de 2 L com tampa vedante. Os óleos essenciais de O. gratissimum e E. urograndis apresentaram atividade inseticida para T. infestans, e A. humile e C. nardus apresentaram em média 5 e 15% de mortalidade, respectivamente. Para fumigação, somente o óleo de E. urograndis teve efeito, com 100% de mortalidade sobre T. infestans, sendo que para os outros óleos não foi observado efeito de fumigação. Esse trabalho relata pela primeira vez a ação inseticida de E. urograndis em potes fumígenos para o controle de triatomíneos. Os resultados são importantes devido à busca por novos modelos moleculares com ação inseticida em triatomíneos resistentes aos inseticidas sintéticos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.