<b>Sobre o <em>Enchiridion Militis Christiani</em>, de Erasmo de Roterdão</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1563
Resumo
Análise da obra Enchiridion militis christiani, de Erasmo de Roterdão (1466/69-1536), cuja data aproximada de composição é 1501, e a primeira publicação é de 1503. O texto era dirigido a um jovem soldado, com o intuito de dar-lhe apoio, fornecendo algumas regras de comportamento. Para tanto, Erasmo expôs suas idéias sobre espiritualidade, política e igreja – por meio de seu conceito humanista-cristão de homem. Na obra, Erasmo propôs, antecipadamente, idéias que lhe acarretariam acusações, tanto por ser excessivamente apegado à tradição, por parte dos Reformadores, quanto por ser estimulador da "sedição" no seio do cristianismo, por parte dos católicos conservadores. E, ambas as tradições, reclamaram posteriormente o pensamento de Erasmo como seu patrimônio. Baseado em uma corrente de espiritualidade, que se desenhava na Igreja havia pelo menos um século, ele prefigurou as místicas não mais especulativas de Santo Inácio de Loyola e de Santa Teresa de Ávila, considerados comumente como os inauguradores da moderna espiritualidade católica, com uma ética correspondente. Ambas foram assentadas em uma perspectiva de "esforço" (ou trabalho) espiritual, conceito típico da modernidade, e que Erasmo já anunciava em seus textosDownloads
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