<b>A indústria têxtil brasileira sob o impacto da abertura econômica 1992 – 1999</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v28i1.189
Resumo
O presente artigo investiga o comportamento da balança comercial do Brasil, das importações de máquinas e equipamentos , bem como da produção doméstica têxtil sob o impacto da abertura econômica e os efeitos provocados sobre o emprego segundo os segmentos (beneficiamento, fiação/tecelagem, malharia e acabamento) e o porte (micro, pequeno, médio e grande) entre 1992 e 1999 . A realização deste trabalho foi baseada nas análises das documentações bibliográficas levantadas junto às Séries Estatísticas das Cadeias Produtivas Têxtil e do Vestuário da Associação Brasileira da Indústria Têxtil – ABIT e Sindicato da Indústria Têxtil no Estado de São Paulo e junto ao Ministério do Trabalho e Emprego através da Relação Anual de Informações Sociais – RAISTRAB e RAISESTAB. A indústria têxtil, em particular, refletiu as mudanças impostas pela abertura economia brasileira elevando as importações, reduzindo a idade média dos equipamentos e , principalmente, o número de empregados apesar da relativa estabilidade no volume de produção. Todos os segmentos diminuíram o número de empregados, exceto o de acabamento que aumentou o número de postos de trabalhos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.