<b>Dinâmica regional recente da economia paranaense e suas perspectivas: diversificação ou risco de reconcentração e especialização produtiva<b>
Resumo
O artigo evidencia as transformações ocorridas na economia paranaense a partir do processo de desconcentração da estrutura produtiva regional e integração da economia brasileira. A ênfase recai sobre as alterações na sua inserção no mercado nacional, predominantemente produtora de bens de consumo não duráveis e bens intermediários, ou avança na produção de bens de capital e bens de consumo duráveis. O trabalho esboça alguns traços mais marcantes do desenvolvimento industrial do Paraná a partir de meados da década de 1980 do século passado e se estende até a atualidade. Os resultados do trabalho demonstraram que o esforço industrializante promovido pelo Estado desde o ciclo expansivo dos anos 1970 e mais recentemente nos anos 1990, possibilitou maior diversificação da economia do Paraná, especialmente em direção aos bens de consumo duráveis e bens de capital, com destaque para o metal mecânica. Entretanto, este processo foi menos intenso na grande maioria de suas mesorregiões, embora não indique tendência de especialização produtiva.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.