<b>Machado de Assis e a problemática da criação: a realização artística em “Cantiga de Esponsais” e “Um Homem Célebre”</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2177

  • Patrício Coelho Noronha UFG/Goiás
Palavras-chave: Machado de Assis, contos, personagens-artistas, realização artística

Resumo

Com finalidade crítico-interpretativa, este estudo objetiva examinar o problema da textualização de aspectos do pensamento de Machado de Assis presentes na construção de personagens-artistas componentes do enredo narrativo de “Cantiga de esponsais” e “Um homem célebre”. Tais personalidades poéticas - verdadeiros simulacros da visão do autor implícito acerca da falácia da completa plenitude de expressão e de realização artísticas - são machadianamente ironizadas nos contos acima referidos, resultando-se de expedientes narrativos próprios do processo de parodização e caricaturalização. Em termos contextuais, a ficcionalização dessas personagens pode ser discutida como uma atitude crítica do escritor às idiossincrasias positivistas do pensamento científico e sociocultural de sua época, à medida que os seus determinismos mecanicistas não se demonstravam suficientes para explicar a realidade e as condições de complexidade da natureza e à função da criação artística

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-04-15
Como Citar
Noronha, P. C. (2008). <b>Machado de Assis e a problemática da criação: a realização artística em “Cantiga de Esponsais” e “Um Homem Célebre”</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2177. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 25(2), 197-200. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v25i2.2177
Seção
Literatura e Linguística