<b>Hermenêutica como forma de análise dos relatórios da OGX petróleo e gás participações S.A.
Resumo
Utilizando um conjunto de informações envolvendo notícias divulgadas pela empresa e informações contábeis apresentadas, buscou-se uma análise hermenêutica do conteúdo dessas notícias que pudesse esclarecer a transição de maior oferta primária de ações registrada no mercado nacional ao pedido de concordata após apenas seis anos de operação. Tomando como base teórica os conceitos da hermenêutica crítica, no que se refere à realização do círculo hermenêutico, à historicidade da compreensão e ao horizonte hermenêutico, à compreensão do diálogo e fusão de horizontes, à interpretação e intenção autoral, observaram-se diferentes padrões de agir entre os investidores da empresa. Tornou-se clara a relação entre os períodos de acúmulos de notícias positivas e o crescimento do valor de mercado da empresa. Os dados financeiros sustentaram o crescimento até a quebra de tendência. A partir do primeiro prejuízo, as informações financeiras apresentaram queda constante, mas o impacto causado em termos de desvalorização é adverso entre os investidores, tendo em vista as diferenças de compreensão da informação.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.