<b>Racionalidade e desencantamento do mundo: uma reflexão sobre o pensamento weberiano a respeito do capitalismo
Resumo
Este ensaio é uma reflexão sobre a convergência entre a racionalização e o desencantamento do mundo baseado no pensamento weberiano sobre a ética protestante e o capitalismo. Vive-se em uma sociedade cujo pensamento dominante é regido pela causalidade linear, pelo pensamento mecanicista, em praticamente todos os vetores. Embora saibamos que, há muito, estes conceitos foram colocados em suspensão, a persistência dessa mentalidade é um fato. O tema da razão é um assunto complexo e a evolução das ciências humanas poderia ser descrita como um interminável debate sobre ela. A civilização capitalista que se cria a partir dessa fonte primária de racionalismo é a que observamos hoje, com a hegemonia dos comportamentos e das ideias racionalizadas, expulsando outras crenças e possibilidades, negando, com esse discurso monológico, a diversidade do mito, da mística, da metafísica. Esta civilização racionalista e anti-heroica, sob predomínio de uma burguesia racionalizante, reformulando métodos e fins, é um alto preço a pagar pelo progresso.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.