<b>O currículo e a produção de sujeitos afrodescendentes em uma escola pública estadual de Campo Grande (MS) com alto IDEB
Resumo
O artigo objetiva refletir sobre o processo de construção dos sujeitos afrodescendentes por meio do currículo escolar. O currículo é visto como uma arena de significados que, além de lidar com conteúdos, produz sujeitos, identidades e diferenças. O artigo traz a análise, com base nos estudos étnico-raciais, de entrevistas realizadas com seis professores de uma escola pública estadual do Município de Campo Grande (MS) com alto IDEB, nos anos finais do ensino fundamental, em 2011. Concluímos que os professores entrevistados, por serem um produto da colonialidade, ainda veem a diferença como uma presença na escola a ser ignorada em nome da igualdade e tendem a não perceber relações racistas. Entretanto, a colonialidade está sendo questionada pela luta dos movimentos sociais, notadamente pelo movimento negro. Nas entrevistas com os professores, também observamos alguns sinais de descolonização quando, por exemplo, um professor, mesmo afirmando que não vê racismo, afirma que ensina que não se podem contar piadas que desqualificam alguma raça. Da mesma forma, os professores, quando faziam referência à existência da Lei 10.639/2003, sempre era no sentido de que ela contribui para diminuir o racismo na escola.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.